Qual é a melhor posição para dormir quem tem hérnia de disco? Leia mais: Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco

Qual é a melhor posição para dormir quem tem hérnia de disco?

Errado: evite levantar ou deitar dessa forma pois ela causa grande esforço na musculatura abdominal e muita sobrecarga na coluna lombar. Certo: o primeiro passo é sentar-se na borda da cama; evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão.

Leia mais
Pessoas que sofrem de degeneração do disco vertebral (discopatias, protrusões, hérnias), estenose vertebral, dor miofascial, ou trauma podem ter uma noite mais reparadora com um travesseiro mais firme.Dormir com a barriga para baixo é prejudicial, uma vez que o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra. Essa postura sobrecarrega a musculatura dessas duas regiões e pode causar dores e outras lesões na coluna. Recomendação: A melhor posição na hora de dormir é de lado, com as pernas semiflexionadas.

Como Desinflamar hérnia de disco lombar

Colocar compressas quentes ou uma bolsa de água quente na região com dor por pelo menos 20 minutos ajuda a aliviar bastante o processo de dor. A fisioterapia também possui técnicas que ajudam nesse processo, como a utilização de infravermelho e ondas curtas, que ajudam a reduzir o processo inflamatório local.

Ficar muito tempo em pé pode ser ruim para sua coluna, mas ficar sentado por muito tempo também pode. A chave é misturar períodos sentado e em pé ao longo do dia e se movimentar o máximo possível.Para quem ainda não está em tratamento, o indicado é não praticar exercícios de alto impacto (corrida, saltos) e/ou que gerem sobrecarga na coluna (como agachamento, stiff, abdomnais) até que se obtenha um diagnóstico preciso e liberação médica.O ideal é reclinar um pouco mais o encosto do assento, saindo da posição vertical. Se, por um lado, isso pode trazer uma sensação de relaxamento, por outro, diminui a pressão nos discos intervertebrais. E, se você não se atentar para isso, já sabe… Poderá ser um grande candidato ao tratamento de hérnia de disco.

A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave de coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Quando não tratado a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.

Quanto tempo pode durar uma crise de hérnia de disco

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida.

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

A dor de uma hérnia de disco normalmente piora com os movimentos e pode ser agravada pela tosse, pelo riso e pode piorar quando o indivíduo faz xixi ou evacua, podendo surgir de repente ou ir piorando com o passar do tempo.

Leia mais

A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave de coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Quando não tratado a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.As hérnias não desaparecem sozinhas e a única forma de curá-las é a cirurgia. A doença é um defeito ou um orifício nos músculos do abdome que permite que algum órgão (intestino ou uma porção de gordura) protrua (passe) através dele.Pilates é o exercício mais indicado para tratar as dores de hérnia de disco.A hérnia de disco é um tipo muito comum de lesão na coluna que acomete um grande número de pessoas.

Dessa forma, evite-os.

  • 1 – Agachamento com barra nas costas. Esse exercício causa compressão direta das vértebras, portanto não é indicado.
  • 2 – Stiff.
  • 3 – Glúteos em quatro apoios.
  • 4 – Levantamento Terra.
  • 5 – Remada Curvada.


Dessa forma, evite-os.

  • 1 – Agachamento com barra nas costas. Esse exercício causa compressão direta das vértebras, portanto não é indicado.
  • 2 – Stiff.
  • 3 – Glúteos em quatro apoios.
  • 4 – Levantamento Terra.
  • 5 – Remada Curvada.

Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.Processos de envelhecimento e o desgaste generalizado da coluna podem aumentar as chances de se desenvolver uma hérnia de disco, que também pode ser causada por atividades repetitivas ou algum ferimento causado à coluna.Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Muitas vezes se ouve que ter uma boa alimentação é importante e isso é verdade.

Sabendo dos alimentos que devem ser consumidos por quem procura cuidar do fortalecimento da coluna, resta saber os que a prejudica, confira:

  • Sal:
  • Café;
  • Refrigerante;
  • Alimentos com ácido oxálico;
  • Chocolate.

O uso de antinflamatórios é fundamental para o alívio da dor associada a hérnia de disco. Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.Na maioria dos casos, a convivência com a hérnia de disco exige que o paciente realize alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular por toda a vida. Técnicas como Pilates, RPG e hidroginástica têm papel fundamental nesse contexto.Os alongamentos estão entre os exercícios mais indicados para quem sofre de hérnia de disco. Eles melhoram a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuem a percepção de dor aguda, trazendo mais qualidade de vida para o dia a dia do paciente.

Um dos exercícios mais indicados é a natação, uma vez que a água relaxa a musculatura e não há impacto direto na coluna. A hidroginástica também auxilia bastante, sobretudo para pacientes que não possuem tanto condicionamento físico.Idade avançada e traumas diretos ou indiretos na coluna são algumas delas. "Muitos casos ocorrem no ambiente de trabalho. A má postura, principalmente quando a pessoa fica muito tempo sentada ou quando há realização de trabalhos físicos pesados, podem levar ao problema.