Quais são as regras do futebol de areia? Leia mais: Tem pênalti no futebol de areia

Quais são as regras do futebol de areia?

V – Pênaltis. Somente os jogadores que terminaram a partida no campo de jogo podem realizar a disputa de pênaltis. A única exceção é se o goleiro sofrer uma lesão ou for expulso durante a definição e a equipe tenha esgotado o número máximo de substituições.

Leia mais
As punições seguem a mesma lógica do futebol tradicional: cartão amarelo para uma advertência mais leve e cartão vermelho em caso de expulsão.O Futebol de Areia, em sua forma atual, começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado. Em uma versão onze contra onze, com as regras usuais, ele era praticado nas praias brasileiras pelo menos desde os anos 1930.

Qual é o objetivo do futebol de areia

As regras incentivam à prática de um jogo dinâmico e plástico com jogadas “aéreas” e acrobáticas para evitar as irregularidades da superfície do campo de areia. Substituições ilimitadas favoreceram a participação de grandes ídolos do futebol mundial que contribuíram para a divulgação da modalidade.

Ou seja, resumindo muito, o cartão vermelho é válido para o infrator do pênalti caso a ação seja considerada antijogo.As partidas duram 36 minutos divididos em três tempos de 12 minutos. O Tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto. Há um intervalo de 3 minutos entre cada tempo. Os jogadores não podem usar calçados, apenas meias ou tornozeleiras.Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juízes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.

cometida dentro da área de pênalti da equipe infratora. A cobrança será efetuada a uma distância de 9m do centro do gol através de um tiro direto.

Quais são as principais características do futebol de areia

A prática do futebol de areia ocorre em um campo com, no mínimo, 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols têm 2,20 m de altura por 5,5 de extensão. A bola de futebol de areia é mais leve que uma bola normal, apesar de ter uma circunferência idêntica.

Essa modalidade se originou na década de 1930, em Copacabana (RJ), como atividade de lazer e de entretenimento, sendo praticada nas orlas das praias. Assim, o jogo foi crescendo e popularizando-se na cidade e também fora dela, fundamentando-se em ações de passe, domínio, condução de bola, drible e chute ao gol.

Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juízes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.

Leia mais

Aos árbitros cabem interpretar se houve um recuo INTENCIONAL ou ACIDENTAL. Quando o recuo for INTENCIONAL, deverá ser marcada a infração, caso o goleiro toque a bola com as mãos. Quando o recuo for ACIDENTAL, não haverá infração se o goleiro pegar a bola com as mãos dentro da sua área.Quando ocorrido durante a partida pode ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a tocar nela esteja fora da área no momento da cobrança. No caso de decisão de resultado por pênaltis isso não é permitido.A prática do futebol de areia ocorre em um campo com, no mínimo, 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols têm 2,20 m de altura por 5,5 de extensão. A bola de futebol de areia é mais leve que uma bola normal, apesar de ter uma circunferência idêntica.O futebol de areia também pode ser chamado de beach soccer ou de futebol de praia. Essa modalidade se originou na década de 1930, em Copacabana (RJ), como atividade de lazer e de entretenimento, sendo praticada nas orlas das praias.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.Ou seja, se for com a cabeça, peito, ombro, coxa, etc. é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.Ou seja, resumindo muito, o cartão vermelho é válido para o infrator do pênalti caso a ação seja considerada antijogo.A nova emenda na Regra 14, a do pênalti, diz que "fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal de acordo com a regra 14 e a atitude antidesportiva fará o jogador ser punido".

Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Esse pode segurar a bola dentro de sua área. O número de substituições é livre. Cada partida tem dois juízes, com igual autoridade para aplicar as leis do jogo.Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juízes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.Nos exemplos citados acima, podemos concluir, de acordo com a passagem da regra, que não existe infração por estar na frente do goleiro ou passar na frente dele, até porque a bola estará em jogo.é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

O rebote também pode ocorrer em casos de bola parada, incluindo cobranças de pênalti durante o jogo.Em uma disputa de pênaltis, cada equipe se reveza para chutar a gol a partir da marca do pênalti, sendo o gol defendido apenas pelo goleiro da equipe adversária. Cada time tem cinco chutes que devem ser feitos por cinco diferentes tentativas; o time que fizer mais cobranças mais bem-sucedidas é declarado o vencedor.