Porque os bebês nascem com o bumbum roxo? Leia mais: Porque o bebê nasce com mancha Mongolica

Porque os bebês nascem com o bumbum roxo?

A causa é o acúmulo irregular de células que possuem melanina: em algum momento do desenvolvimento embrionário, as células param na parte mais profunda da pele e disso decorrem manchas. Além do nascimento, as manchas também podem surgir na primeira semana de vida.

Leia mais
Não há regra para o desaparecimento da mancha, mas os especialistas afirmam que, na maioria dos casos, ela vai diminuindo gradualmente até a criança completar o primeiro ano de vida. Em alguns casos, a mancha apenas desaparece completamente na fase adulta.Sim, o seu bebê pode nascer roxo e está tudo bem com ele! Essa cor mais escura arroxeada tem a ver com a oxigenação fetal e pode acontecer tanto no parto vaginal como na cesárea. Os níveis de oxigênio do útero são mais baixos, então a circulação do feto é diferente da nossa.

O que pode ser mancha roxa na nádega

As manchas roxas podem surgir na pele como consequência do envelhecimento, após uma pancada ou ser um tipo de sinal de nascimento, conhecido como mancha mongólica, não sendo essas situações indicativas de problemas de saúde e, por isso, não é necessário tratamento.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.Alteração no tom de pele
Assim como a pele pode mudar com os anos e ganhar mais pigmentação, pais negros podem ter um bebê de pele clara que, com o passar do tempo, não sofre alteração da cor e permanece num tom claro. Isso acontece por dois motivos principais: doença ou herança familiar.A Mancha Mongólica pode estar presente em várias partes do corpo do bebê. Ao longo da história, alguns mitos relacionavam as manchas mongólicas à indicação de doenças. Mas, essas marcas de nascença não oferecem nenhum risco à saúde do bebê, apesar de serem semelhantes a hematomas, elas são totalmente inofensivas.

Mãos e pés azulados: Pais se assustam porque os filhos estão roxos ao nascer, nos lábios, mãos e pés. Acalme-se. A criança está com acrocianose, ou seja, a reação exagerada dos vasos sanguíneos ao frio. É só aquecer o bebê que tudo passa.

O que fazer quando o bebê fica roxo

Durante a crise de perda de fôlego, seu filho deve permanecer deitado, porque esta posição aumenta a circulação de sangue no cérebro. Não é necessário fazer manobras de respiração boca a boca, nem chacoalhar a criança, ou virá-la de cabeça para baixo, ou jogar água em seu rosto, ou passar álcool em seus pulsos.

É comum observar uma mancha marrom azulada ou arroxeada, principalmente, na região das nádegas e costas dos recém nascidos. As chamadas Manchas Mongólicas podem gerar preocupação para a família, mas na verdade, são apenas uma marca de nascença.

A mancha mongólica é uma alteração congênita que surge na pele do recém nascido ou em bebês nas primeiras semanas de vida, caracterizada pelo aparecimento de manchas azuladas, acinzentadas ou ligeiramente esverdeadas, sendo mais comum na região inferior das costas ou nas nádegas.

Leia mais

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.Na verdade, existem vários genes diferentes que regulam uma variedade de processos de produção de melanina, portanto, não importa que cor nasça, a cor da pele do recém-nascido muda, ou mudará com o passar do tempo.“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.Essa situação pode acontecer por problemas genéticos, placentários, fetais (síndromes genéticas e infecções congênitas) ou maternos (como hipertensão arterial, diabetes e uso de medicações, cigarro, álcool ou drogas).

O que ocorre, nesses casos, é uma reação natural dos vasos sanguíneos ao frio, chamada de acrocianose. Nada mais natural, já que o recém-nascido acabou de sair de um ambiente confortavelmente aquecido a 37°C.Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.Como é feito o tratamento
As manchas mongólicas, geralmente, desaparecem dentro de 1 ano de idade, sem necessidade de tratamento, e raramente persistem até os 6 anos de idade. Essas manchas desaparecem aos poucos, ficando cada vez mais claras conforme o crescimento do bebê.“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.Além disso, todos os bebês, inclusive os afrodescendentes, nascem com a pele mais clara e que com o tempo escurece e fica com a cor que terá pelo resto da vida.Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!Quais os Sinais de Sofrimento Fetal

  1. Diminuição dos Movimentos Fetais.
  2. Sangramento Vaginal.
  3. Presença de Mecônio na Bolsa de Água.
  4. Cãibras Abdominais Fortes.
  5. Alteração do Crescimento do Feto.