Porque o funk não é considerado Street Dance? Leia mais: Qual estilo de dança não é considerado uma Street Dance

Porque o funk não é considerado Street Dance?

Difere-se do Street Dance pois o Hip Hop utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happy feet, monastery e etc, enquanto o Street Dance além desses estilos se utiliza também das linguagens corporais do Jazz, Dança Contemporânea, e outros movimentos conhecidos pelo corpo do dançarino e do coreógrafo.

Leia mais
Trata-se de uma dança de rua que mistura estilo e realidade gestual, com movimentos coordenados e harmoniosos, fazendo do corpo uma forma de comunicação.A Dança de Rua, para alguns profissionais brasileiros, é apenas uma representação do nome “street dance”, além de ser a tradução propriamente dita.

Como se define o Street Dance

O street dance é o rótulo de uma infinidade de estilos urbanos. Conta com movimentos detalhados, que acompanham expressão facial, com características fortes e sincronizadas. O street dance, mais conhecido por sua tradução “dança de rua”, teve início nos Estados Unidos, em 1929, a partir da cultura hip-hop.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.Por ser uma dança Urbana e que não tinha mais relação com o clássico deram o rótulo de Street Dance. Depois do Tap se estabilizar na América e se tornar uma dança popular entre anos 30 e 60 nada de novo apareceu e o termo Street Dance ficou em desuso.Hip-Hop
Os estilos mais comuns de street dance são: Hip-Hop (freestyle ou new style), Locking, Popping e House (também conhecido por Housedance).

Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos. A palavra “funk” ou “funky” era usada pelos músicos de jazz como uma forma de pedir aos colegas de banda que pusessem mais “força” ao ritmo.

Porque houve preconceito com a dança de rua no Brasil

No Brasil, a maioria (dos dançarinos) ainda é muito discriminada. Tem muito preconceito por parte dos familiares e do próprio governo. Acham que é vandalismo, coisa de maloqueiro, de vagabundo”, diz. “No Brasil, muitas vezes já aconteceu de sermos parados pela polícia por estarmos dançando nas ruas.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

O Street Dance é uma dança criada, inicialmente, pelos breakers. Foi desenvolvida nas disputas e performances de suas festas. Trata-se de um estilo de vida com vestimenta, música e linguajar próprios (ROCHA et al, 2001; HERCHMANN, 1997).

Leia mais

A dança de rua surgiu no contexto da quebra da bolsa de Nova York em 1929 nos subúrbios de Nova York, que era habitada preponderantemente por negros. … As danças de rua muitas vezes estão ligadas a cultura do hip hop e a cultura negra por conta de seus primórdios.O conjunto de estilos da dança de rua recebe o nome de Street Dance, esses estilos se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo, através de movimentos coordenados e harmoniosos, o que faz do corpo uma forma de comunicação. O Street Dance é uma dança criada, inicialmente, pelos breakers.A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como conseqüência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.Agora, o MC vem com “212” (ouça AQUI) – referência ao famoso perfume. A intenção dele é trazer a vivência do funk para o trap, porém isso não fica tão evidente nas batidas retraídas de Wey e Nagalli.

Como toda criação artística fica difícil apontar apenas um único inventor para o funk. No entanto, James Brown é um dos nomes mais importantes para o surgimento do funk. Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos.DJ Kool Herc
A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.Era chamado também de Social Dance, pois possibilitava a dança a qualquer pessoa. No Street Dance, de estilos diversos, originais e contemporâneos, encontram-se influências do Funk.

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança por meio do Funk.O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.Por ser uma dança Urbana e que não tinha mais relação com o clássico deram o rótulo de Street Dance. Depois do Tap se estabilizar na América e se tornar uma dança popular entre anos 30 e 60 nada de novo apareceu e o termo Street Dance ficou em desuso.Marlon Brandon Coelho Couto Silva
Diretamente da Comunidade do Rodo, em Santa Cruz na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, Marlon Brandon Coelho Couto Silva, mais conhecido como MC Poze do Rodo, é um cantor, rapper e compositor brasileiro de funk carioca e trap que virou febre nacional por conta do seu talento e autenticidade.

Carolina Herrera 212 VIP Men é um perfume intrigante e muito sofisticado. O perfume masculino 212 Vip Men não está entre os perfumes importados masculinos mais desejados à toa. Representa perfeitamente o "Homem Vip", jovem, moderno e cheio de estilo e atitude, das noites nova-iorquinas.Acontece que o funk brasileiro surgiu apenas na década de 80, mais especificamente no final da década. O responsável por tal mudança no gênero, e pela caracterização que conhecemos tão bem atualmente, foi Fernando Luís Mattos da Matta, vulgo DJ Marlboro.