Por que o conhecimento científico é neutro? Leia mais: Porque o conhecimento científico é neutro

Por que o conhecimento científico é neutro?

A ciência é neutra porque as aplicações do conhecimento científico, em conjunto, favorecem equitativamente todas as sociedades e classes sociais. São muitas as evidências de que a ciência não é neutra neste sentido.

Leia mais
Folha de S. Paulo – Ciência neutra não existe, afirma Gleiser – 30/06/2005. Os cientistas costumam apregoar que a ciência veste o manto da imparcialidade. Mas os meios pelos quais ela é administrada sob a forma de tecnologia apresentam falhas, e a neutralidade científica é quase uma utopia.Neutralidade científica consiste na hipótese que a objetividade da ciência basta para embargar a subjetividade dos cientistas, a ciência é neutra e deve ser construída a partir da simples análise de fatos e experimentos, dos quais se tiram as conclusões científicas.

Por que a ciência deve ter ética

A ética é uma característica própria a toda ação humana, tendo como objetivo facilitar a realização das pessoas. A ciência envolve investigação e busca pela verdade. Na ciência temos a ética como suporte para não haver erros, pois a responsabilidade faz parte da ética e é fundamental no meio cientifico.

A neutralidade científica é ilusória na medida em que o cientista escolhe a definição de seu objeto de investigação, o método para a sua investigação e as hipóteses em que se apoia e espera os resultados. Parabéns!Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.A neutralidade está associada às consequências do conhecimento científico e quando defendida, assume-se que uma teoria pode ser aplicada independentemente de quaisquer juízos de valor, ou seja, não atende a nenhum valor particular.

A neutralidade é o princípio que determina que todos sejam tratados com igualdade, sem que haja benefício para uns e não para outros na hora de navegar ou que haja limitação para clientes específicos.

Quais são os limites do conhecimento científico

A ciência é infinda, mas limitada. Além dos limites internos – regras, axiomas, leis, teoremas, etc. – e outros impostos pelos instrumentos e técnicas de medida, os limites mais importantes são de natureza ética, política e económico-financeira.

É preciso não esquecer que o progresso científico deve ser acompanhado de progresso moral, político e social. Assim, princípios éticos devem nortear qualquer experiência. Nenhuma pesquisa científica pode ser considerada desvinculada de suas aplicações práticas e de conseqüências sociais.

Inserindo-se nessa segunda corrente, o filósofo Hugh Lacey desenvolve um exame contundente acerca dos fundamentos da ciência em sua interação com a sociedade, questionando as noções tradicionais de neutralidade e de objetividade científicas.

Leia mais

O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.Sobre o Conhecimento Científico, é incorreto afirmar que: c) O Conhecimento Popular e o Conhecimento Científico se distinguem pela veracidade: por serem superstições, os conceitos relacionados ao Conhecimento Popular não podem ser considerados verdadeiros, o que não acontece com os conceitos científicos.Inserindo-se nessa segunda corrente, o filósofo Hugh Lacey desenvolve um exame contundente acerca dos fundamentos da ciência em sua interação com a sociedade, questionando as noções tradicionais de neutralidade e de objetividade científicas.Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.

A especificidade do conhecimento científico abarca seis aspectos cruciais: a necessidade, a progressão, a realidade, a organização, a generalização e a sistematização.São duas formas de conhecimento bastante distintas, tendo em vista que, enquanto o conhecimento científico apoia-se na experimentação dos fenômenos para a verificação da verdade, o senso comum toma frequentemente como base as crenças e os hábitos de um determinado povo ou de uma determinada sociedade.A Ciência limita o seu campo de estudo aos fenômenos regulares e busca classificá-los. Desta maneira está apta a formular enunciados generalizadores – as leis científicas – que explicam estes mesmos fenômenos. Exemplo: chuva. O fenômeno chuva pode ser observado em quase todas as partes do globo.Isto é, a conhecimento científico é composto principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico. Então, o conhecimento científico jamais será uma mera suposição, porque é um conhecimento obtido como resultado da aplicação de um método.

O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo" Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, …Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.O termo investigação científica está relacionado às habilidades que cientistas têm em responder e interpretar perguntas com diferentes níveis de complexidade, fornecendo suas perspectivas e compreensões, amparando-as com dados, construindo evidências e contrapondo-as a questão norteadora da pesquisa, para então, …

Isto é, a conhecimento científico é composto principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico. Então, o conhecimento científico jamais será uma mera suposição, porque é um conhecimento obtido como resultado da aplicação de um método.O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.