Por que não se deve usar o termo para atletas? Leia mais: Porque não é o mais adequado chamarmos os atletas paralímpicos de exemplo de superação

Por que não se deve usar o termo para atletas?

Dizer que alguém é um exemplo de superação apenas por causa da deficiência é reduzir sua trajetória. É ser capacitista. As pessoas com deficiência (PCD) não são coitadinhas.

Leia mais
Prefira o termo paraolímpico. Grafe sem hífen. O termo paralímpico foi adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em 2011 para adequação aos padrões usados pelo Comitê Paralímpico Internacional (International Paralympic Committee — IPC).Para ser elegível para competir, o atleta deve ter uma deficiência que seja permanente e tenha verificável limitação funcional com impacto em seu desempenho atlético.

Porque paralímpico

O principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição independente de seu biótipo ou sua deficiência.

Capacitismo, como explica a própria atleta, é o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem quando alguém diz, de forma explícita ou implícita, que elas não têm capacidade de fazer algo.Muito mais do que mostrar superação, os atletas paralimpicos querem mostrar que treinam tanto quanto os atletas olímpicos, às vezes mais, e que são pessoas normais em busca de seus objetivos.O processo de mudança aconteceu por pedido do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), com intenção de igualar a grafia de outros países falantes da língua portuguesa, como Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique etc., que já utilizavam a palavra sem a vogal.

A palavra é: paraolimpíadas. Quanto ao processo de formação, a junção do prefixo "para" e o "Olimpíadas": Olimpíadas disputadas apenas por portadores de necessidades especiais; realizam-se na mesma sede das Olimpíadas e logo após estas: "O Brasil só começou a participar das paraolimpíadas em 1972, na Alemanha."

Como se escreve para atleta

paratletaparatleta | n. 2 g.

A origem do termo paratleta vem em referência a principal competição esportiva envolvendo pessoas com deficiência: os Jogos Paralímpicos. Porém, os Jogos Paralímpicos englobam somente os atletas com deficiências física, intelectual ou visual.

Você já percebeu que agora o nome “Paralimpíadas” ou a expressão “atletas paralímpicos” aparecem sem a letra “o” A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros países de Língua Portuguesa.

Leia mais

Igualdade. Sabe-se que uma das mensagens mais fortes que os atletas paralímpicos tentam repassar é que todos são iguais, e que isso não muda por conta de uma deficiência física. Vendo isso, vale a pena refletir sobre o que de fato significa a igualdade.Uma das maiores polêmicas em torno da competição está em sua denominação: se diz Paralimpíada ou Paraolimpíada Desde 2011, o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) determinou que o termo 'Paralimpíada' é o correto e que todas as nações deveriam seguir essa nomenclatura.Comitê Paralímpico ou Paraolímpico Em 2011, com a intenção de unificar a terminologia, o Comitê Paralímpico Internacional determinou que os Comitê Paralímpicos Nacionais (NPCs, em inglês) adotassem o termo paralímpico em vez paraolímpico – assim assemelhando-se ao termo em inglês “paralympic”.paralympics tornou-se discutível mesmo no Inglês, sua língua de origem: como os jogos passaram a incluir portadores de outras deficiências, a ideia primitiva de paraplegics desapareceu, e o vocábulo passou a ser reanalisado como para+olympics, onde o primeiro elemento é o prefixo de origem grega “para”, que significa, …

Alguns países, entretanto, entre eles o Brasil, optavam por "Paraolimpíada" por questões linguísticas. Segundo linguistas consultados pela BBC Brasil, o vocábulo "paralimpíada" vai contra a evolução natural das palavras em português com a supressão do "o" na junção do "para + olimpíada".Essa dúvida tão comum pode ser respondida com uma afirmação simples: todo atleta é esportista, mas nem todo esportista é atleta. Neste caso, o que queremos dizer é que os atletas vivem do esporte, têm nessa atividade sua principal fonte de renda e se dedicam a atingir altos níveis de desempenho.atleta – adjetivo

Masculino Feminino
Singular atleta atleta
Plural atletas atletas

paratletaparatleta | n.

Um paratleta é um atleta paralímpico ou, de modo geral, qualquer praticante de atividade desportiva que possui alguma deficiência, podendo ser esta física, visual, intelectual.Uma das maiores polêmicas em torno da competição está em sua denominação: se diz Paralimpíada ou Paraolimpíada Desde 2011, o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) determinou que o termo 'Paralimpíada' é o correto e que todas as nações deveriam seguir essa nomenclatura.Mind, Body, Spirit
Além disso, é criado um novo lema paralímpico, intitulado “Spirit in Motion” (Espírito em Movimento), usado nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2004 até os dias de hoje. Anteriormente, o lema criado em 1994 era “Mind, Body, Spirit (Mente, Corpo, Espírito).1. Robert Scheidt – Vela (5 medalhas) O primeiro lugar do ranking também é velejador: Robert Scheidt. Ao todo, o atleta conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze em participações olímpicas.

A palavra vem do inglês "paralympic", que mistura o início do termo "paraplegic" e com o final de "olympics" para designar o atleta paralímpico.Autoestima e autoconfiança
Para um atleta paralímpico, uma jornada vencedora começa com autoestima e autoconfiança, já que para enfrentar o descrédito das pessoas, existe uma história de superação. Para esses esportistas, a principal barreira foi enfrentar a desconfiança de que poderiam um dia chegar ao pódio.