Por que as bailarina usa collant? Leia mais: Porquê usar collant no ballet

Por que as bailarina usa collant?

Usar o collant e a meia não atrapalham em nada os movimentos, gerando grande fluidez e leveza. Ao mesmo tempo fornecem boa cobertura do corpo, por uma questão de discrição e modéstia. Além disso, eles ajudam a criar uma aparência elegante e profissional. Sim, mesmo em sala de aula!

Leia mais
O collant é uma peça justa, elástica e flexível para que o bailarino possa dançar sem que nada impeça a amplitude dos movimentos. Por estar bem colado ao corpo, o professor pode analisar a postura, as linhas corporais, se as escápulas estão fechadas, abertura e fechamento das costelas e a respiração.Dançar é uma atividade que mantém o corpo em contínuo movimento. E, para que ela seja feita da melhor maneira e de forma leve, o collant deve ser, antes de tudo, confortável. Ele se assemelha a um maiô e é a vestimenta de uso principal das bailarinas.

Porque bailarina usa sapatilha

A sapatilha de ponta é um tipo de sapato usado por bailarinos ao dançar uma peça de ballet. Sapatilhas de ponta foram concebidas em resposta ao desejo de bailarinos para aparecer sem peso, sílfide e evoluíram para permitir bailarinos a dançar en pointe (nas pontas dos seus dedos do pé) por longos períodos de tempo.

O primeiro ponto que é preciso entender sobre as sapatilhas de ponta é que elas não são para todos as bailarinas. Para começar a utilizá-las é preciso que a dançarina tenha um certo nível de técnica e amadurecimento físico. Esses fatores, dentre outros, são fundamentais para o bom desenvolvimento com o acessório.Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, néNormalmente, o collant pode ser usado como maiô, sem roupa íntima por baixo. Alguns bailarinos optam por ficar mais à vontade sem nada marcando ou se movendo na malha. Outras se sentem mais confortáveis usando peças íntimas por baixo do collant.

O collant é uma peça de roupa bastante justa e aderente ao corpo, similar a um maiô, foi muito usada na década de 80.

Pode usar Body no ballet

Normalmente, o body é indicado para quem quer usar no dia a dia. Por exemplo, para sair com amigos, ir a um bar ou a uma balada — mas a escolha depende do tecido, formato e tamanho do decote. Já o collant é mais conhecido como uma peça mais usada por bailarinas.

A maior parte da segurança da sapatilha no pé é dada pelas fitas. As duas fitas envolvem o tornozelo da bailarina em direções opostas, e as extremidades são presas em um nó. A faixa elástica fica na frente do tornozelo e mantém o calcanhar do sapato no lugar quando a bailarina está na ponta.

Uma meia-calça preta é ideal para compor aquele lookinho estiloso, mas também pode ser utilizada nas aulas e apresentações de ballet.

Leia mais

Existe uma proteção para os pés das bailarinas, chamado “ponteira”. Que ajuda a amenizar o desconforto gerado pela sapatilha, o impacto e ajuda a evitar o surgimento de bolhas e calos. Sendo um acessório indispensável para as aulas. Existe os modelos de espuma, silicone e gel.Os exercícios de ballet podem ajudar a conseguir um corpo definido e a recuperar o tônus muscular. A dança estimula tanto os músculos superiores, através da postura e trabalhos de braços exigidos, quanto os inferiores, através de saltos, piruetas e exercícios de sustentação.Mas vamos falar sobre o que “deve ou não deve” usar, e as melhores maneiras de usar. Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, néOs maiôs não possuem essa abertura, sendo uma peça inteira; Collant: peça confeccionada em malha, que costuma ser mais resistente que o body e o maiô, pois é mais utilizado em atividades físicas, principalmente em academias e ballet.

Algumas preferem não usar nada por baixo do collant e outras até usam um spray com cola para que a roupa se mantenha no lugar.Clássico, ele vai combinar muito bem com calças, saias e shorts em diferentes estilos. Assim, é possível sair com mais facilidade do lado sensual do collant – se o quiser -, e apostar em looks casuais, despojados e , até, formais.Em looks casuais
O collant listrado é uma ótima pedida. O ar de anos 90 da moda de hoje pede uma combinação com jeans, mas a legging também é uma ótima opção. Nesse caso, um look monocromático é bastante adequado. Se o frio estiver forte, opte pelas sobreposições com jaquetas e sobretudos.Ela é um pouco mais grossa que as meias-calças comuns (fio 80 aproximadamente), e possui um furo na parte de baixo do pé (ou seja, é o modelo conversível), que serve para poder tirar o pé e colocar um chinelo ou uma sandália, sem precisar tirar a meia inteira.

A umidade faz com que elas se proliferem com maior rapidez. Ao decomporem o material, ocorre um processo de fermentação que libera o odor conhecido. Sapatos fechados ou feitos de borracha e plástico, como a sapatilha, não permitem ventilação, facilitando a produção de suor.Toda bailarina precisa manter a massa magra forte, pois é preciso ter sustentação e força nos músculos para movimentar o corpo. Por isso, não se esqueça de incluir a proteína em sua dieta, para ter músculos fortes e preparados, que aguentem o seu peso, caso contrário as lesões serão inevitáveis.CAROL: Não, você não precisa ser magra pra dançar balé por hobby e por amor. Você só precisa conhecer o seu corpo e entender as suas limitações, para evitar lesões. Somente as bailarinas profissionais que precisam estar em forma, não é nem magra, é em forma, porque “magra” é muito relativo.A Bela Adormecida
A Bela Adormecida é um dos balés mais respeitados e produzidos da História da Dança, considerado a obra prima clássica idealizada e coreografada por Marius Petipa, com música de Piotr Ilyitch Tchaikovsky.

O body é mesmo a peça do verão. E ele pode ser usado além da praia! O item combina com produções mais modernas e urbanas, sim.Você pode até ir às aulas de balé vestindo camiseta e uma calça legging. Todavia, você pode perder parte da flexibilidade e beleza dos movimentos. Já pensou em fazer uma aula de dança joinville Na dança clássica, a combinação collant, meia-calça e sapatilha é a base para conseguir dançar livremente !