O que significa a ênfase administração da transformação e mudança? Leia mais: Quais são os quatro papéis principais de RH

O que significa a ênfase administração da transformação e mudança?

Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças.

Leia mais
Agente de mudança é o colaborador que trabalha para facilitar a transformação das demais pessoas que estão inseridas no ambiente corporativo. Devido sua relevância para o contexto empresarial, ele é uma figura que tem se tornado cada vez mais requisitada na organização.Concluiu-se que a gestão de pessoas tem a importante função de diminuir a resistência individual e organizacional. Constatou-se que o RH não é o protagonista, mas um importante coadjuvante do processo, pois proporciona apoio no ponto crucial para o encontro das mudanças, as pessoas.

Qual é o maior agente de mudança na gestão de pessoas

A melhor ferramenta de um líder de Recursos Humanos frente a mudança é a comunicação efetiva. Podem ser evitados muitos obstáculos se nos comunicamos com a força de trabalho antes de transmitir as próximas mudanças.

Ainda poderíamos acrescentar a essa lista de características importantes para um profissional de RH o foco em resultados, a inovação, disciplina e capacidade de negociação. Enfim, para atuar na área é preciso ser multitarefas. Esperamos que tenha gostado do nosso artigo.1° Pilar – Motivação. 2° Pilar – Processo de Comunicação. 3° Pilar – Trabalho em Equipe. 4° Pilar – Conhecimento e Competência.O gerenciamento de mudanças é a disciplina que orienta como preparamos, equipamos e apoiamos os indivíduos para adotar com sucesso a mudança, a fim de impulsionar o sucesso e os resultados organizacionais.

A Gestão de Mudanças é muito mais do que comunicar o que está mudando, como a implementação ou aquisição de um sistema. É apoiar as pessoas na organização em suas transições individuais, do estado atual para o estado futuro e entender o que é necessário para influenciar cada pessoa a abraçar e adotar a mudança.

Quais são as etapas do processo de mudança

As 4 fases de um processo de mudança

  • 1) Negação. Algumas pessoas agem como se a mudança não fosse acontecer.
  • 2) Resistência. Nesta fase, o que mais vemos são comportamentos que refletem a ansiedade em relação ao futuro.
  • 3) Exploração.
  • 4) Compromisso.

A Gestão de Mudanças é muito mais do que comunicar o que está mudando, como a implementação ou aquisição de um sistema. É apoiar as pessoas na organização em suas transições individuais, do estado atual para o estado futuro e entender o que é necessário para influenciar cada pessoa a abraçar e adotar a mudança.

Os cinco princípios da Gestão de Mudanças são:

  • Nós mudamos por um motivo.
  • Mudança organizacional requer mudança individual.
  • Os resultados organizacionais são o resultado coletivo da mudança individual.
  • A Gestão de Mudanças é uma estrutura capacitadora para gerenciar o lado humano da mudança.

Leia mais

As constantes inovações, mudanças de perfis, entrada de novas empresas no mercado e novos desafios fazem com que as empresas frequentemente implementem, hora ou outra, algum desses 4 tipos de mudança organizacional.

  • Desempenho Corporativo Conectado.
  • Desempenho Individual Conectado.
  • Gestão de Talentos Conectada.

Um bom profissional de RH, mais do que qualquer outra pessoa, precisa ser comunicativo, se expressar bem e ser claro em suas mensagens. Mais do que isso, ele precisa saber ouvir, já que o seu trabalho envolve diretamente os outros colaboradores da empresa.O RH também deve habilitar os profissionais a interagir dinamicamente com os processos produtivos e pessoais, sempre considerando suas habilidades, qualidades e personalidades.Confira 9 dicas fundamentais e aprenda como gerenciar pessoas

  1. Seja exemplo de liderança.
  2. Forneça feedbacks construtivos.
  3. Promova treinamentos.
  4. Delegue responsabilidades.
  5. Mantenha um ambiente de trabalho agradável.
  6. Crie incentivos e bonificações.
  7. Fique atento à legislação.
  8. Esteja sempre aberto a diálogos.


Comunique de forma clara e individual a mudança e faça uma abordagem diferente dos ganhos para cada um dos colaboradores de acordo com as suas funções. Abordando primeiro cada um, você consegue sentir de forma mais clara como deve aplicar a mudança a cada setor ou núcleo.Tipos de mudanças organizacionais

  1. 1 – Mudança voluntária.
  2. 2 – Mudança involuntária.
  3. 3 – Mudança incremental.
  4. 4 – Mudança transformacional.
  5. 5 – Mudança evolucionária.
  6. 6 – Mudança revolucionária.

A abordagem mais fácil e básica para entender a mudança como um processo é dividir em elementos distintos e compreensíveis. Os três estados da mudança fornecem uma estrutura poderosa: o Estado Atual, o Estado de Transição e o Estado Futuro. O Estado Atual é como as coisas são feitas hoje.O modelo de mudança de Lewin divide o processo de gestão de mudanças em três etapas:

  • Descongelar. Durante esta etapa, deve-se ajudar a equipe ou empresa a superar sua aversão inicial à mudança.
  • Mudar. Esta etapa ocorre quando a mudança organizacional é implementada.
  • Congelar.


A Gestão da mudança tem por objetivo auxiliar no processo de implantação de mudanças dentro de uma organização. Essas mudanças podem visar melhorias na estrutura, nos processos produtivos, nas suas estratégias e etc.Os três estados da mudança fornecem uma estrutura poderosa: o Estado Atual, o Estado de Transição e o Estado Futuro.Portanto, entre os salários de RH o do diretor é o que atinge o topo com base na média salarial da Catho, podendo chegar a R$ 21.411,15.Segundo o antigo Ministério do Trabalho (agora Ministério da Economia), para atuar na área de Recursos Humanos é preciso, dentre outras competências e habilidades, ter capacidade de planejamento e organização, ser dinâmico, ter um bom raciocínio lógico e ter uma boa capacidade de negociação.

Analista de recursos humanos; Gerente ou diretor de recursos humanos.Resumidamente, a Gestão é uma prática voltada ao aspecto político-administrativo de uma equipe ou empresa, em que as relações pessoais e de rotina estão envolvidas no processo como um todo. A Administração, por sua vez, é usada para guiar um projeto ou uma empresa a objetivos específicos.