O que marcou o Realismo no Brasil? Leia mais: O que marca o Realismo no Brasil

O que marcou o Realismo no Brasil?

Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social, o Realismo brasileiro tem início com a obra de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em 1881.

Leia mais
As principais características do Realismo remetem a uma oposição ao movimento artístico anterior, o Romantismo. Nesse sentido, opondo-se à idealização amorosa, os realistas representavam figuras humanas profundas, que fugiam aos estereótipos de herói, da amada ou do vilão, típicos dos românticos.O Realismo, no Brasil, teve como marco inicial a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, lançada em 1881. Diferentemente das obras realistas europeias, as narrativas de Machado não buscam a objetividade documental em seus romances e, em geral, usam narradores em primeira pessoa.

Quais são as principais características do Realismo no Brasil

Características do Realismo

  • Oposição aos ideais românticos.
  • Retrato fidedigno da realidade.
  • Busca do objetivismo.
  • Cientificismo e materialismo.
  • Veracidade e contemporaneidade.
  • Linguagem descritiva e detalhada.
  • Temas urbanos, sociais e cotidianos.
  • Crítica aos valores burgueses e instituições sociais.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo.Os três principais nomes do realismo brasileiro são o maranhense Aluísio Azevedo, o carioca Machado de Assis e o angrense Raul Pompeia.O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.

Características do realismo
Valorização da objetividade e dos fatos. Impessoalidade, apagamento das ideias do autor. Descrições de tipos sociais ou situações típicas.

Qual é o principal objetivo do realismo

A característica principal do Realismo é a de mostrar os fatos da maneira mais objetiva, sem abordagens excessivamente subjetivas, fantasiosas ou idealizadoras. É por isso que o realismo se aproxima dos procedimentos científicos, privilegiando a razão e o conhecimento que advém da observação direta dos fenômenos.

O realismo se caracteriza pela busca de uma representação mais verossímil da realidade por escritores, pintores, dramaturgos, músicos e escultores. Os artistas realistas prezam pela objetividade em suas obras, tendo atenção para as situações do dia a dia.

O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Leia mais

O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.O Realismo no Brasil teve o seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Essa escola somente entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.A característica principal do Realismo é a de mostrar os fatos da maneira mais objetiva, sem abordagens excessivamente subjetivas, fantasiosas ou idealizadoras. É por isso que o realismo se aproxima dos procedimentos científicos, privilegiando a razão e o conhecimento que advém da observação direta dos fenômenos.Em termos sociológicos, o realismo defende que o mundo social é uma realidade em si mesma, factual, uma entidade positiva. O realismo tende a fazer da sociedade uma entidade distinta dos indivíduos.

As obras do realismo preocuparam-se em representar o tempo presente e em tecer críticas às contradições sociais da moralidade burguesa. Na literatura, prevaleceu a forma da prosa, principalmente o romance e o conto.Na arte realista predominam temas do cotidiano. Os artistas se ocupam em retratar as pessoas como aparentam, sem idealizações. Dessa forma, por conta do amadurecimento da industrialização e da crescente desigualdade e pobreza, os trabalhadores serão assunto de destaque.Dom Casmurro (1899); Páginas recolhidas (1899); Esaú e Jacó (1904); Memorial de Aires (1908).Características do realismo

  • Valorização da objetividade e dos fatos.
  • Impessoalidade, apagamento das ideias do autor.
  • Descrições de tipos sociais ou situações típicas.
  • Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social.
  • Prevalência das formas do romance e do conto.


Em termos sociológicos, o realismo defende que o mundo social é uma realidade em si mesma, factual, uma entidade positiva. O realismo tende a fazer da sociedade uma entidade distinta dos indivíduos.