O que fazer para não ficar tonto girando? Leia mais: O que fazer para não ficar tonto ao girar

O que fazer para não ficar tonto girando?

O segredo é fazer a cabeça girar em um ritmo diferente do do corpo, evitando a sensação de desequilíbrio. “Resumidamente, a cabeça deve ser sempre a última a sair e a primeira a chegar”, explica Vitor Hugo Vila Nova, bailarino do Theatro Municipal de São Paulo.

Leia mais
Essa tontura acontece porque dentro do labirinto, no ouvido interno, temos um líquido que é responsável pelo equilíbrio do nosso corpo chamado endolinfa.. Quando giramos, esse líquido se perde dentro do labirinto e, quando paramos, o líquido continua se mexendo por um tempo até parar, logo em seguida.O grande problema em girar descontroladamente é que submetemos nossa cabeça a um movimento intenso demais, fazendo com que as glândulas responsáveis pelo equilíbrio fiquem desorientadas.

Como girar a cabeça na dança

Coloque-se erguida com as mãos sobre os ombros, contraia sempre o abdômen. Em seguida lembre-se que o movimento de girar deve ser sempre feito em bloco, isto quer dizer que o corpo no giro se move em conjunto para facilitar a qualidade do movimento. Olhe para o lado e procure um ponto fixo para observar no giro.

A vertigem traz aquela sensação de que tudo está rodando, ou indo para frente, para os lados.

Veja as dicas do otorrinolaringologista:

  1. Evite picos de açúcar.
  2. Coma pouco e regularmente.
  3. Durma de forma equilibrada e tenha um sono tranquilo.
  4. Pratique atividade física (exercício ajuda a melhorar a resistência)

O que fazer durante uma crise de labirintite

  1. Deite e descanse quando os sintomas se manifestarem.
  2. Retorne à atividade gradualmente.
  3. Evite mudanças de posição repentinas.
  4. Não tente ler quando os sintomas surgirem.
  5. Evite luzes fortes.

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

  1. Tomar um ar.
  2. Beber água.
  3. Ficar sentado.
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas.
  5. Comer alguma coisa salgada.
  6. Comer um doce.
  7. Redução no nível de glicose.
  8. Queda de pressão.


Vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB, é um distúrbio comum, que causa curtos episódios de vertigem (uma sensação falsa de movimento ou giro) em resposta a mudanças na posição da cabeça que estimulam o canal semicircular posterior do ouvido interno.

Quem tem labirintite pode usar celular

Pessoas que sofrem de enxaqueca e labirintite também podem ter agravamento do quadro devido ao uso prolongado do smartphone sem atenção à postura.

Consultamos o bailarino, coreógrafo e professor de dança Anderson Gouvea e trouxemos dicas reais oficiais para você se soltar e mexer o esqueleto.

  1. Perca a vergonha!
  2. Liberte o seu movimento.
  3. Sinta a música e faça parte dela.
  4. Aprenda a dançar de dentro para fora.
  5. Pratique a imitação.
  6. Procure uma escola de dança.

“As bailarinas têm a tendência de colocar muita força e partir para quantas piruetas forem possíveis, mas elas literalmente se jogam para fora do equilíbrio. Você tem que ter controle e coordenação, como se você se comprimisse para aquela posição”. Um ponto fixo também ajuda a girar, mas não perca o controle da cabeça.

Leia mais

As causas mais comuns de tontura ao levantar já presentes por um longo período (crônica) incluem: Mudanças na pressão arterial relacionadas à idade. Medicamentos. Funcionamento incorreto do sistema nervoso autônomo.Os remédios caseiros para labirintite como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de gengibre, possuem substâncias com ação anti-inflamatória e antieméticas, que ajudam a aliviar os sintomas da labirintite, principalmente tontura, perda do equilíbrio e náuseas.Quanto tempo dura uma crise de labirintite Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias.Saiba agora quais são as atividades físicas mais indicadas para quem sofre com a labirintite.

  • Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários.
  • Pilates.
  • Reabilitação vestibular.


A vertigem traz aquela sensação de que tudo está rodando, ou indo para frente, para os lados. Ela pode ser um problema do labirinto ou pode indicar algo grave, como AVC. A causa mais comum da vertigem atualmente é a enxaqueca – cerca de 1% da população do mundo tem enxaqueca causando tontura.A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo.Os remédios mais usados para o tratamento de labirintite são:

  • Betaserc.
  • Clopam.
  • Cinarizina.
  • Dramin.
  • Dramin B6.
  • Dramin B6 DL.
  • Labirin.
  • Vertix.

Alongamento: os exercícios de alongamento, pilates, agachamento e atividades com bola são ótimos porque além de fortalecer a musculatura pélvica, dão mobilidade muscular par ao quadril. – Aulas de dança: algumas modalidades conseguem deixar o quadril mais solto em, no mínimo, duas semanas.

Uma surdez para o ritmo que não o deixa dançar
Não, o motivo pode ser outro: beat deafness. Este é o nome atribuído a uma doença descoberta há poucos anos. O termo, traduzido para português, significa algo como “surdez de batidas”. É quase como o equivalente a um daltonismo ou surdez mas, desta vez, aplicada à dança.Portanto, a bailarina tanto roda no sentido dos ponteiros do relógio quando o pé que se vê no chão é o esquerdo, como roda no sentido contrário quando o pé que se vê no chão é o direito.Em pé em primeira posição, com os braços em quinta, ir descendo com a intenção de tocar o chão, tentando não ir muito com o bumbum para trás. Também deve ser feito com a intenção de encostar o peito no joelho, sem dobra-lo. Esse mesmo exercício também pode ser feito deitado.Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.

Quando essa pessoa se levanta subitamente, realmente pode haver uma queda de pressão, uma diminuição do fluxo de sangue para o cérebro, e isso pode levar a uma síncope, uma perda súbita de consciência. Neste caso, pode haver uma queda ao solo, mas não há nenhuma associação à ocorrência de um AVC.Exercícios para aliviar a tontura/vertigem em casa

  • Movimento da cabeça para os lados: sentar e segurar um objeto com uma mão, posicionando-o à frente dos olhos com o braço esticado.
  • Movimento da cabeça para cima e para baixo: sentar e segurar um objeto com uma mão e posicionar à frente dos olhos com o braço esticado.