O que acontece se eu comer carne na Quarta de Cinzas? Leia mais: O que acontece se comer carne na quarta-feira de cinzas

O que acontece se eu comer carne na Quarta de Cinzas?

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.

Leia mais
“A Igreja recomenda que, na quarta-feira de cinzas e também na sexta-feira santa, os fiéis jejuem e se abstenham de carne.”Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.

É pecado não jejuar na quarta-feira de cinzas

"O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia", explica a ACI.

O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne. Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.Católicos a partir de 18 anos devem, obrigatoriamente, fazer JEJUM, além da abstinência de carne vermelha ou de aves.A tradição de não comer carne nas sextas-feiras da quaresma vem para “honrar” o sacrifício que Cristo fez. A maioria dos cristãos associa a data aos 40 dias que Jesus passou em jejum no deserto, sendo atormentado pelo demônio, antes de começar sua vida pública e se apresentar como um profeta de Deus.

No que diz respeito ao sistema circulatório dos peixes, a circulação é simples e completa, ou seja, o sangue passa uma única vez pelo coração para completar o ciclo e não há mistura de sangue venoso com arterial.

O que é Quarta-feira de cinza para os evangélicos

A Quarta-Feira de Cinzas é entendida pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações e jejuns, como parte da penitência que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Igreja Católica.

A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.

O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne. Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.

Leia mais

Católicos a partir de 18 anos devem, obrigatoriamente, fazer JEJUM, além da abstinência de carne vermelha ou de aves. Para fazer isso, basta renunciar a uma das principais refeições do dia (almoço ou jantar). Pode tomar água à vontade.O consumo de carne em si mesmo nada tem de pecaminoso. Contudo, a recusa de nos abster dele pode sê-lo, dependendo do motivo. Por exemplo, não querer se abster de carne na semana santa por não se importar com Deus e as práticas religiosas, pode ser considerado um pecado de indiferença a Deus (cf.Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.Quando uma pessoa é adepta ao vegetarianismo (regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes), mas não consegue abrir mão de consumir peixes e frutos do mar em suas refeições, ela automaticamente pratica o pescetarianismo.

Por que colocamos a cinza na testa A cruz que o sacerdote faz na testa, com cinzas, simboliza penitência e arrependimento. Ela faz lembrar que vamos morrer e que “ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19), para que, dessa forma, nosso corpo seja transfigurado por Deus de maneira gloriosa.Deus, seja lá quem for, me impeça de mais uma vez fechar as portas para o novo que quer entrar em minha vida. Dai-me esperança e confiança de que existe um horizonte à minha espera e que só depende de mim mesma começar a caminhar. Quero cada vez mais buscar a verdade no meu sentimento, ouvir a voz do coração.Por que colocamos a cinza na testa A cruz que o sacerdote faz na testa, com cinzas, simboliza penitência e arrependimento. Ela faz lembrar que vamos morrer e que “ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19), para que, dessa forma, nosso corpo seja transfigurado por Deus de maneira gloriosa.Quando vamos aos templos receber as cinzas, expressamos, com humildade e sinceridade, o desejo de nos converter e crer de verdade no Evangelho. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

E sua combinação direta com o álcool também é malvista por médicos. “A droga (álcool) pode potencializar a ação do tabaco no corpo e levar, por exemplo, ao aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca”, diz o médico Alfredo Helito, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.“O jejum é assim: uma só refeição completa no dia. A refeição do meio-dia você faz completa -que não quer dizer comer até morrer-, comer com moderação, mas uma refeição completa. E depois o café da manhã e o café da noite, deve ser tão fraquinho, tão moderado, tão pouquinho, que os dois juntos não deem um café inteiro.Hoje em dia, a abstinência de carne durante a sexta-feira santa segue sendo cumprida pelos fiéis. Ainda segundo o Código de Direito Canônico, todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas à abstinência de carne, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.Os animais são seres sencientes (têm emoções), mas ainda não há evidência científica suficiente que permita dizer que têm sentimentos. Por exemplo, os animais que choram a caminho do matadouro reagem assim por estarem numa situação de tensão e não por tristeza pelo que lhes vai acontecer.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.Pescetarianos são algumas vezes descritos como vegetarianos ou pesco-vegetarianos, e frequentemente pessoas não familiarizadas com vegetarianismo acreditam que a dieta pescetariana é vegetariana. Em comum com os vegetarianos, pescetarianos frequentemente comem ovos e laticínios, além de frutas, vegetais e grãos.