Como se forma a inteligência? Leia mais: Como se adquire a inteligência

Como se forma a inteligência?

Conviver com pessoas diferentes, resolver problemas novos, falar outra língua são algumas das atividades que proporcionam muitos estímulos ao cérebro. A inteligência só não se expande em uma mente totalmente fechada. Falar russo, tocar harpa Sim, você pode!

Leia mais
Em parte, sim. Definida como a nossa capacidade de enfrentar situações novas, se adaptar e modificar o mundo em que vivemos, a inteligência é um potencial inato (ou seja, todos nós nascemos inteligentes).Pesquisadores mostram que a prática de exercícios aeróbicos melhora o desempenho em atividades cognitivas. Uma prova disso é dada pela pesquisa da Universidade da Califórnia, em que ficou provada a relação entre atividade física regular e aumento da inteligência.

Qual é a origem da inteligência

A inteligência, em sentido puramente etimológico, refere-se a essa capacidade de discernimento. A palavra latina intelligentia provém de intelligere, termo composto por intus (entre) e legere, que significa escolher ou ler.

A equipe de pesquisa, liderada por Uwe Sunde, professor de economia da Universidade Ludwig Maximilian, localizada em Munique, Alemanha, concluiu que os humanos atingem seu pico cognitivo por volta dos 35 anos de idade. Após esse apogeu, as habilidades cognitivas tendem a abaixar após os 45 anos.A HUMINT é a mais antiga fonte de inteligência e permanece como a mais eficaz, não pela quantidade de dados e informações, mas, por sua precisão e oportunidade.Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.

Outro dos hábitos que prejudicam a inteligência é o uso exacerbado da tecnologia. É lógico que não podemos viver desconectados do mundo digital, já que ele faz parte do nosso dia a dia. O problema é que muita gente desperdiça várias horas navegando nas redes sociais ou no celular, todos os dias.

O que diminui a inteligência

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.

O que é inteligência De acordo com o Oxford Languages, inteligência é a capacidade de conhecer, compreender e aprender, adaptando-se a novas situações.

Leia mais

Caio Temponi
Detentor de várias conquistas acadêmicas, Caio Temponi foi aceito no seleto grupo de sociedade de alto QI. Aos 14 anos, o estudante Caio Temponi é o mais jovem brasileiro a ser aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo.18 coisas que você pode fazer todos os dias para ficar mais inteligente

  1. Questione tudo.
  2. Leia e assista notícias.
  3. Se aproxime de pessoas inteligentes.
  4. Ensine e compartilhe informações com outras pessoas.
  5. Dedique um tempo para desenhar ou pintar.
  6. Leia o máximo que puder.
  7. Anote o que você aprende.

Continue a leitura!

  • 1 – Inteligência Lógico-Matemática. A inteligência Lógico-Matemática diz respeito à habilidade de lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos.
  • 2 – Inteligência Linguística.
  • 3 – Inteligência Espacial.
  • 4 – Inteligência Físico-Cinestésica.

"Uma pessoa não nasce sendo inteligente. Tem condições genéticas e físicas para isso e logo vai adquirindo inteligências. O meio ambiente tem muito a ver com isso", explica.

Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.Devido aos nutrientes existentes no abacate, essa fruta tem como função melhorar o desenvolvimento do cérebro. Com isso, trata-se de uma opção saudável para estimular o pensamento e o raciocínio.Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

  1. Exercício aumenta o cérebro.
  2. Memória em movimento.
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro.
  4. 4. '
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo.
  6. Ouça música.
  7. Estude para uma prova na cama.
  8. Acorde bem.


Segundo Leninha, a inteligência humana é uma qualidade mental, que inclui as habilidades de aprender com a experiência, se adaptar a novas situações, compreender conceitos abstratos e manipular o próprio ambiente.A inteligência lógica se manifesta pela capacidade de desenvolver raciocínios dedutivos, com foco em cálculos matemáticos e pensamentos racionais. Também são pessoas organizadas e disciplinadas.Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.Veja 7 deles:

  1. Flexível e adaptável.
  2. Sempre disposto a aprender mais.
  3. Grande observador.
  4. Sabe se autocontrolar.
  5. Bom humor.
  6. Tem empatia com o próximo.
  7. Gosta de ficar sozinho.


Eles podem ser jovens e menos experientes, mas sabem tudo de tecnologia e estão familiarizados com terrenos ainda desconhecidos. Quem é inteligente está aberto a novas ideias, e eleva os relacionamentos com seus mentores reversos a uma estratégia de trabalho.Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.