Como identificar o turnover? Leia mais: Como saber o turnover

Como identificar o turnover?

Para calcular o turnover é preciso: somar o número de admissões e desligamentos, dividi-los por 2 e depois o resultado deve ser dividido pelo número total de funcionários da organização.

Leia mais
Para entender melhor, pense assim: 12 colaboradores saíram da empresa no último ano. Mas nesse mesmo período, o número de profissionais era 74. Portanto, ao relacionar os dados, você terá uma porcentagem de 16,2% de turnover. Nesse caso, um número considerado alto.Rotatividade é uma mensuração que remete à quantidade de demissões feitas em um determinado período. Sempre atrelada, claro, às suas causas. O fato de muitos profissionais saírem da empresa em um curto espaço de tempo pode ser um sinal de alerta.

Como prever turnover

People Analytics identifica as possíveis causas do turnover

  1. Encontrar um trabalho diferente e preferir sair;
  2. Voltar para os estudos e não ter mais tempo;
  3. Acompanhar o cônjuge que foi transferido para outra cidade;
  4. Baixa remuneração;
  5. Aposentadoria;
  6. Forte insatisfação com alguma coisa no trabalho;

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano).O que pode causar o turnover na empresa Conheça 6 motivos

  • Falta de cultura organizacional.
  • Falta de lideranças.
  • Falta de uma comunicação assertiva.
  • Não apresentar um plano de carreira.
  • Carga excessiva de trabalho.
  • Salários estagnados.

Qual é a taxa ideal de turnover Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

Sendo assim, existem diferentes tipos de turnover a serem considerados ao contabilizar as saídas dos colaboradores:

  • Voluntário;
  • Involuntário;
  • Funcional;
  • Disfuncional.

Como fazer um indicador de rotatividade

Índice de Rotatividade = [(Entrada + Saída de colaboradores) / 2] / Total de colaboradores

  1. número de funcionários dispensados sem ou com justa causa;
  2. número de pessoas que pediram demissão;
  3. número de saídas antes dos seis meses.

No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Contudo, é fundamental que as lideranças e o time de gestão de pessoas façam uma análise crítica desse indicador, considerando a realidade e as estratégias de retenção de talentos do negócio.

O turnover mede a rotatividade de funcionários na organização, comparando o giro de entradas e saídas. Se o nível de demissões em uma organização for elevado, isso gera muitos ônus, uma vez que a saída de funcionários envolve custos, bem como a admissão de novos.

Leia mais

O que pode causar o turnover na empresa Conheça 6 motivos

  • Falta de cultura organizacional.
  • Falta de lideranças.
  • Falta de uma comunicação assertiva.
  • Não apresentar um plano de carreira.
  • Carga excessiva de trabalho.
  • Salários estagnados.

Vários fatores podem causar o aumento da rotatividade de pessoal dentro da empresa, como problemas de relacionamento com os gerentes, a busca por melhores salários e benefícios, falha de comunicação, a qual pode gerar desinteresse e, às vezes, insegurança para que o colaborador execute suas tarefas, além da falta de …No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Contudo, é fundamental que as lideranças e o time de gestão de pessoas façam uma análise crítica desse indicador, considerando a realidade e as estratégias de retenção de talentos do negócio.Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

É muito difícil definir um percentual ideal, afinal, como explicado, ele pode variar de acordo com o contexto e política de retenção da empresa. Um turnover de até 10% ao ano, todavia, é considerado aceitável e ainda pode promover uma boa renovação.Falta de Feedback está entre as maiores causas do turnover
Assim, não dar feedback contínuo ao funcionário é o mesmo que vendar seus olhos e pedir para que ache um caminho. Profissionais que se sentem perdidos, tendem a procurar outros lugares para se encontrarem.No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Contudo, é fundamental que as lideranças e o time de gestão de pessoas façam uma análise crítica desse indicador, considerando a realidade e as estratégias de retenção de talentos do negócio.Como atrair e reter bons funcionários

  1. Valorização do indivíduo. Como já foi dito, hoje em dia os profissionais não deixam uma empresa apenas em busca de um salário maior.
  2. Novas oportunidades.
  3. Ambiente estimulante.
  4. Flexibilidade.
  5. Promoção da equipe.
  6. Atenção à saúde e bem-estar.


Turnover funcional X disfuncional
Em relação ao turnover voluntário, existe a distinção entre turnover funcional e disfuncional. O turnover funcional não é tão prejudicial à organização, pois representa a saída de colaboradores que apresentam baixo desempenho ou cujas funções podem ser facilmente substituídas.Mas afinal, como motivar uma equipe desmotivada Veja 5 dicas

  1. Preserve o bom relacionamento e comunicação com seu time. A comunicação é a base das relações.
  2. Defina metas claras e realistas.
  3. Invista em dinâmicas e treinamentos.
  4. Ofereça recompensas que vão além da monetária.
  5. Construa um ambiente flexível.

10 dicas para contratar os melhores funcionários

  1. Coloque sua empresa na vitrine.
  2. Defina o perfil do profissional desejado.
  3. Planeje o processo de seleção.
  4. Use as redes sociais para contratar funcionários.
  5. Perceba se o candidato valoriza o trabalho em equipe.
  6. Valorize as indicações.
  7. Ofereça vantagens.
  8. Peça referências.

Um dos motivos de desmotivação no trabalho é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem. O resultado é um clima depressivo nas equipes.

As X dicas de como liderar

  1. Aprenda a delegar tarefas.
  2. Não faça tarefas que você delegou.
  3. Foque primeiro no mais importante.
  4. Não parar de inovar.
  5. Não crie metas inalcançáveis.
  6. Criar sinergia.
  7. Dar feedbacks de qualidade.
  8. Nunca critique alguém em público.

O chefe não pode discriminar seus funcionários por conta de sua idade, sexo, raça, orientação sexual e condição econômica. Ele não deve deixar seus funcionários vulneráveis, direta ou indiretamente. Em conclusão, é preciso que se valorize os colaboradores e que se instigue um trabalho harmônico e produtivo.