Quantas vezes devemos trocar os lençóis? Leia mais: Quantos jogos de lençóis devo ter
O ideal é que, além dos jogos de lençóis em uso, você possa permitir que cada um faça ao menos uma troca semanal, por isso dois jogos por pessoa é o mínimo. O ideal é pelo menos três. Agora, se você quiser variedade, é claro que pode adquirir mais. Vai ser também uma opção para variar até o ambiente.
Leia mais
São muitas dúvidas que rodeiam o cuidado com as roupas de cama e, para cada uma, há uma explicação. O ideal é que os lençóis e fronhas sejam lavados, no mínimo, uma vez por semana, ensina Ricardo Monteiro, especialista em higienização da Quality Lavanderia.Além disso, lençóis e toalhas devem ser mantidos em locais livres de umidade, caso contrário pode mofar ou ficar manchados. A durabilidade mínima, quando bem conservados, é de 5 anos.
Como saber se um jogo de lençol é bom
O material de um bom lençol deve ser 100% algodão, ou pelo menos, com a maior porcentagem dele. O algodão é uma fibra natural com toque muito macio e agradável, porém, não é só isso, esse também é um tipo de material muito durável e não dá bolinhas.
Tipos de tecido do lençol
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.Toalhas devem ser lavadas sempre juntas. Não misture com lençóis, roupas e outros itens. Assim, você evita que os artigos absorvam impurezas dos outros tecidos. Além disso, zíperes, botões e ilhoses podem desfiar as felpas.Quando você se perguntar “posso lavar lençóis com outras roupas na máquina”, tenha em mente que ao misturar os lençóis com outras roupas, você pode danificar, mesmo que aos poucos, tanto o seu lençol como as outras peças.
Organize a rotina para não acumular tanta roupa
Normalmente, em uma família de até três pessoas, lavar roupa duas vezes na semana é o ideal. Se a família for maior, inclua mais um dia.
Quantas vezes lavar o edredom
6- Cuidados básicos
Dependendo da frequência de uso do edredom, o recomendado é que ele seja lavado a cada três ou quatro meses. Se ele for pesado e você usá-lo só no inverno, a lavagem pode ser feita duas vezes por ano. É preciso cuidado na hora de guardar.
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
Percal: Extremamente macio e resistente, esse material possui de 180 a 1000 fios e pode ser 100% algodão ou misto, com 50% algodão e 50% poliéster. Se você procura algo mais suave e fresco, prefira o com 100% algodão. O percal também é o mais indicado para um jogo de cama bordado ou com estampa.
Leia mais
A composição do material deve ser de qualidade
O material de um bom lençol deve ser 100% algodão, ou pelo menos, com a maior porcentagem dele. O algodão é uma fibra natural com toque muito macio e agradável, porém, não é só isso, esse também é um tipo de material muito durável e não dá bolinhas.O tecido para lençol precisa ser macio e suave contra a pele. Ao mesmo tempo, deve ser resistente para aguentar o uso diário e as lavagens semanais. E mais: ele deve permitir a respiração para manter nossos corpos confortáveis e frescos.Por isso, é sempre importante não só lavar como acrescentar, além do sabão, vinagre e bicarbonato de sódio. E isso não vale só para a primeira lavada: use sempre esses componentes se quiser lençóis sempre novos e limpinhos. O amaciante só entope as fibras e deixa mais ásperas, e o vinagre evita isso.Evite colocar mais sabão e amaciante ou mesmo inserir o produto fora do recipiente indicado em sua máquina de lavar roupas. Na hora de lavar o edredom é comum pensarmos “ah, gostaria que ele ficasse mais cheirosinho” e colocarmos amaciante para mais, porém isso pode apenas prejudicar a lavagem.
Não misture as toalhas com outros tipos de roupa, nem mesmo com lençóis e fronhas. Evitar o contato entre tecidos de composição diferente dentro da máquina afasta o fantasma das bolinhas e aumenta a vida útil roupas de banho.Temperatura da água: excelente aliada para acabar com os germes dos lençóis. Um truque excelente para ajudar na lavagem contra germes é a temperatura da água. Aumentá-la garante a você lençóis mais limpos. Isso porque, a água quente é uma excelente aliada no combate aos germes.“As calças, saias ou shorts jeans podem ser lavados após três ou quatro usos. Exceto quando houver derrubado algum tipo de alimento, mas no geral, esse tempo é ideal para higienizá-las, já que elas são peças básicas no guarda roupa de todos”, comenta Claudia.De acordo com o American Cleaning Institute, órgão norte-americano que sugere padrões de higiene, o ideal é lavar os pijamas a cada três ou quatro usos, mas esse tempo pode ser estendido para até uma semana se a pessoa toma banho antes de dormir.
Pra você ter uma ideia, pra uma máquina cheia de roupa, entre 8 e 12 quilos, coloque um dosador cheio. Agora, se você vai lavar entre 5 e 7,5 quilos, use só meio dosador que já é suficiente!Utilize amaciante para deixar um bom cheirinho
Então, uma das dicas para lavar edredom e cobertor mais legais é justamente usar e abusar do amaciante na hora de lavá-los. Escolha um tipo que tenha o cheirinho que mais te agrade e utilize-o de acordo com as especificações do fabricante.Assim, de acordo com os critérios da mybest, as 10 melhores marcas de lençol são:
- Buettner.
- Camesa.
- Altenburg.
- Teka.
- Artex.
- Buddemeyer.
- Santista.
- Karsten.
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
Tipos de lençóis para hotelaria
Pode-se optar por lençóis com elástico, sem elástico e aqueles de 150 ou 180 fios. O carro-chefe, ou seja, aquele que é utilizado por 80% da hotelaria no Brasil é o lençol com 50% algodão e 50% poliéster em mistura íntima que são extremamente macios e aconchegantes.Pela quantidade de fios
Portanto, lembre-se que a partir de 150 fios, a roupa de cama já é considerada macia e com caimento ideal para o conforto e bem-estar da sua família. Uma roupa de cama 100% algodão e a partir de 150 fios já é bem macia.