O que representa cada Arco da Bandeira? Leia mais: Qual o significado dos cinco arcos presentes na bandeira olímpica
Os aros representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores, está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.
Leia mais
Anéis Olímpicos
- Anéis Olímpicos, principal símbolo olímpico (Foto: Reprodução)
- Bandeira com Anéis Olímpicos (Foto: Reprodução)
- Pira Olímpica (Foto: Reprodução, Globo Esporte)
- Medalhas Olímpicas (Foto: Reprodução)
- Mascotes olímpicos (Foto: Reprodução)
Os anéis olímpicos são um símbolo dos Jogos Olímpicos composto por cinco arcos entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco.
O que representa as cores dos anéis olímpicos
Troféus e medalhas simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador, primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.
Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. A cor azul representa a Europa; amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha, a América.No entanto, a Antártida não aparece nos cinco círculos da bandeira olímpica. Os demais continentes assim como a Antártida possuem algumas características geológicas, de clima e relevo que são características de cada um.No entanto, a Antártida não aparece nos cinco círculos da bandeira olímpica. Os demais continentes assim como a Antártida possuem algumas características geológicas, de clima e relevo que são características de cada um.
A imagem dos cinco aros interligados foi criada pelo francês Pierre de Frédy, também conhecido como Barão de Coubertin, o fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Qual é a cor do oceano
O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar.
A bandeira europeia é o símbolo da União Europeia e da unidade e identidade da Europa numa aceção mais lata. É constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.
Cada anel representa um continente. Azul – Europa Amarelo – Ásia Preto – África Verde – Oceania Vermelho – América.
Leia mais
Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. A cor azul representa a Europa; amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha, a América.Um dos símbolos mais conhecidos dos Jogos, a bandeira foi apresentada oficialmente na 17ª sessão do COI em junho de 1914, em Paris, e hasteada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Antuérpia em 1920.O arquipélago de San Andrés, Providência e Santa Catarina, situado a 190 quilômetros da Nicarágua e a 775 km da Colômbia continental, é conhecido por seu "mar de sete cores" e pela reserva da Biosfera Seaflower, que conta com o recife mais extenso da América.Já que o sal não consegue evaporar com a água, nosso planeta vai acumulando essa substância nos mares. Considerando que esse processo se repete por centenas de milhões de anos, a quantidade de cloreto de sódio nos mares é alta, e é exatamente isso o que torna a água do mar salgada.
Duas diferentes combinações de três cores são referenciadas como as Cores Pan-Africanas: o verde, dourado e vermelho primeiramente usadas na Bandeira da Etiópia, e o vermelho, preto e verde adotadas pela organização internacional sediada nos Estados Unidos, AUPN.Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. A cor azul representa a Europa; amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha, a América.Em 17 de junho de 1914, Coubertin apresentou os anéis e a bandeira no Congresso Olímpico de Paris, onde foram adotados oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).Nas costas e nas proximidades das ilhas, porém, o tom costuma ser verde. “Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, afirma o oceanógrafo Luís R. Tommasi, da USP.
Por que a água do mar é azul O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).Nossa última fronteira são as águas profundas: entre 200 e 7 mil metros submarinos. Elas são 90% do volume dos oceanos e podem abrigar até 100 milhões de espécies – mais do que em todo o resto do planeta. A essa profundidade, não há luz para sustentar o fitoplâncton. Portanto, só animais e bactérias circulam.“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Azul – Europa Amarelo – Ásia Preto – África Verde – Oceania Vermelho – América.A água do mar com menos sal (menos densa) corre sobre a água com mais sal (mais densa). “Se toda a água fosse doce, provavelmente haveria menos movimentação nos oceanos”, afirma o oceanógrafo Belmiro de Castro Filho, da USP. E daí O problema é que o Sol aquece a Terra principalmente pela região do Equador.