O que o jogador precisa para se naturalizar? Leia mais: O que precisa para um jogador se naturalizar
No primeiro deles, utilizado para quem já possui mais de uma nacionalidade, portanto, apto para jogar por ambos, o jogador teria que ter nascido no território da federação, ou um dos pais biológicos ou um de seus avós do jogador nasceu no território da Federação, ter residido há pelo menos cinco anos no país.
Leia mais
Entre outras questões, o documento estabelece a exigência de o jogador, seus pais ou avós, terem nascido no país desejado (portador da nacionalidade originária); ou que o jogador já resida há pelo menos dois anos no país em que vai se naturalizar.A maioria dos jogadores consegue fazer essa alteração quando têm menos de 21 anos. Um jogador pode passar a defender outro país mesmo que já tenha jogado nas categorias de base de sua nação de origem (até o sub-21), desde que já possua a cidadania do país que deseja defender no futebol profissional.
Qual jogador se naturalizou brasileiro
Eder: um dos principais jogadores da Sampdoria no período em que atuou no clube, Éder foi chamado para defender a Itália e assim optou por se naturalizar e passar a defender a seleção europeia.