O que é melhor VPL ou TIR? Leia mais: Quanto maior o VPL é melhor
Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.
Leia mais
O critério utilizado para a aceitação ou não de um investimento passa a ser: caso a TIR seja maior que a taxa de retorno desejada, o investimento é lucrativo. Caso contrário, o investimento é considerado inviável, e deve ser abandonado.Quais são as vantagens e desvantagens do VPL
Vantagens do VPL | Desvantagens do VPL |
---|---|
Leva em consideração a incerteza inerente das projeções, ao embutir uma maior taxa de desconto ao longo do tempo. | A fórmula confere um peso maior para o investimento inicial, o que pode impactar na tomada de decisão dos gestores. |
Qual a vantagem do VPL
Vantagens do VPL
Considerar o efeito do tempo sobre o valor do dinheiro. Inserir o custo de capital da empresa nos cálculos. Considera os efeitos de uma possível reinversão do custo desse capital. Ser aplicável a fluxos de caixa convencionais e não convencionais.
Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.TIR é o valor que ZERA o VPL, assim não é considerada superior a ele. QUESTÃO ERRADA: A taxa interna de retorno é utilizada no cálculo do valor presente líquido para determinar se o projeto deve ser aceito. A TIR não é usada no cálculo do VPL, mas sim a TMA. A TIR é o valor que faz o VPL ser igual a 0.Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável.
A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento. A taxa de juros a ser escolhida é o fator limitante entre os dois.
Qual a desvantagem da TIR
Por outro lado, a desvantagem da TIR é que ela não demonstra os riscos que a empresa assume com o investimento. Ou seja, a Internal Rate of Return serve apenas para analisar a possibilidade de retorno, não os riscos. Além disso, esta taxa não considera o valor que o projeto pode agregar à empresa como um todo.
Certo, mas como usar o VPL para dizer se o projeto é viável ou não Bem, se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável. Se obtivermos um VPL negativo, significa que esse investimento não é viável.
Relação entre a TIR e a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável. Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado. Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.
Leia mais
Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.Relação entre a TIR e a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
- Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável.
- Quando a TIR fica abaixo da TMA, isso significa que o projeto deve ser rejeitado.
- Quando a TIR é igual à TMA, cabe aos investidores analisarem e decidirem se seguirão ou não com o projeto.
Uma das maiores vantagens de utilizar a TIR é a sua facilidade de interpretação. Além disso, ao trazer a valor presente o fluxo de caixa futuro, ela está considerando o valor do dinheiro no tempo. Por outro lado, a TIR não se aplica a fluxos de caixa mais complexos.A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento. A taxa de juros a ser escolhida é o fator limitante entre os dois.
A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento. A taxa de juros a ser escolhida é o fator limitante entre os dois.Redução no volume de negociações
Enquanto isso, o RLP também promove uma mudança no fluxo de ordens que partem de clientes do varejo. Essa mudança pode causar insegurança nos demais investidores, e, com isso, diminuir o volume de negociações, por conta da intervenção das corretoras.Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável.Uma das maiores vantagens de utilizar a TIR é a sua facilidade de interpretação. Além disso, ao trazer a valor presente o fluxo de caixa futuro, ela está considerando o valor do dinheiro no tempo. Por outro lado, a TIR não se aplica a fluxos de caixa mais complexos.
Como referência, é possível utilizar a taxa Selic como representativa do retorno de um investimento sem risco. Então, você pode contrapor a TIR encontrada com a TMA. Se a TIR for menor, é sinal de que o investimento pode não valer a pena, já que envolve mais riscos e menos retorno.