O que impediu a vitória do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona olímpica em 2004? Leia mais: O que impediu a vitória do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona olímpica em 2014

O que impediu a vitória do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona olímpica em 2004?

Ele foi vítima de um ex-padre irlandês que, de surpresa, surgiu do espaço destinado aos espectadores e adentrou o local da prova, agarrou e empurrou o brasileiro para fora do trajeto. O atleta conseguiu voltar ao percurso por causa da ajuda do grego Polyvios Kossivas que também assistia a maratona.

Leia mais
É preciso voltar ao que aconteceu em Atenas, em 2004, para contar a história que colocou Vanderlei Cordeiro de Lima na galeria dos heróis olímpicos mundiais. Ele corria pelas ruas de Atenas, no percurso da maratona, e estava em primeiro lugar, no km 36,5, a 1h52min de prova, quando foi vítima da agressão.A principal medalha foi o bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Ele é o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Para Vanderlei, o reconhecimento é sua maior medalha na carreira.

Porque o padre agarrou o Vanderlei

A igreja afastou Horan das funções de padre no fim da década de 90, antes mesmo de o episódio de Atenas acontecer, por considerar que ele apresentava problemas psicológicos. Desde então, o ex-padre dedica-se a chamar a atenção dançando e exibindo seus cartazes sobre a volta de Jesus.

O que impediu a vitória do Vanderlei

Leia mais